PARA GANHAR CAMPEONATOS CUIDE DO TIME QUE ATUA FORA DOS CAMPOS

A estruturação dos processos de gestão de pessoas para o fortalecimento da Confederação Brasileira de Rugby enquanto instituição

Neste clima de Olimpíadas, precisamos lembrar que um time dentro de campo também precisa ser um time fora de campo. Isso vale não apenas no universo esportivo, mas no corporativo também. Times entrosados publicamente, frente aos clientes, também precisam estar em harmonia no vestiário, onde tudo começa.

Coincidentemente, na Plug RH, esses dois universos já coexistiram. Foi em 2022, durante uma consultoria prestada à Confederação Brasileira de Rugby. Sim, uma entidade esportiva em busca de aprimoramento, mas, nesse caso, fora de campo, no backoffice.

O contexto era de mudança na administração, uma nova CEO abraçava o cargo e iniciava-se um processo com diversas melhorias, entre elas a estruturação da área de Recursos Humanos por meio da consultoria mensal de RH, uma das soluções oferecidas pela Plug RH.

Apesar de se tratar de uma entidade esportiva que representava seu esporte a nível nacional, existiam algumas limitações inerentes à maioria das pequenas e médias empresas: uma realidade enxuta em termos de pessoas e capacidade de investimento.

As demandas da entidade também eram comuns a grande parte das organizações. As principais eram: a falta de clareza que os funcionários tinham em seus respectivos papéis e responsabilidades; o excesso de informalidade; e a dificuldade de comunicação entre as áreas. Como um todo, havia uma carência importante em termos de processos e de uma visão mais executiva para o negócio.

A implementação do projeto exigiu o envolvimento da gestão e a execução do ritual de chegada com a cerimônia de kick-off, etapa extremamente importante para garantir que toda a organização esteja na mesma página quanto às etapas e objetivos da consultoria. Além disso, o projeto contou com consultores de nível sênior, que levaram experiência e bagagens importantes para o desenvolvimento das atividades, um dos grandes diferenciais da Plug RH.

Simone Martins, fundadora da Plug RH, destacou que o trabalho não envolveu nenhuma solução pré-pronta ou metodologia fixa. Pelo contrário, como todo projeto desenvolvido pela Plug RH, foram levadas em consideração as particularidades da organização e sua cultura, por meio de uma sistemática flexível.

O trabalho teve duração de um semestre e envolveu a descrição de cargos, estruturação de tabelas salariais, políticas de contratação e promoção, formação de profissionais de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho dos funcionários, implementação de políticas e revisão do organograma da entidade.

Foram muitas mudanças que exigiram o envolvimento de todos e que, apesar de desafiadoras, trouxeram um resultado bastante positivo e perene. Esse é, segundo Simone, um dos grandes objetivos da Plug RH: plugar pessoas para transformar e permitir que as organizações, por si só, levem as transformações adiante sem, necessariamente, tornarem-se reféns da consultoria.

No caso da Confederação Brasileira de Rugby, após a finalização dos trabalhos, houve a contratação de profissionais de Recursos Humanos dedicados a resguardar toda a inteligência adquirida. E, mais do que isso, cada líder pôde se dedicar ao seu próprio objeto de trabalho de forma mais clara, tornando os processos mais eficientes e, também, favorecendo a mudança de mentalidade da gestão.

Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens da consultoria mensal de RH oferecida pela Plug RH: todo trabalho é desenvolvido com a organização e para a organização, o que atende aos anseios das pequenas e médias empresas por uma consultoria personalizada e dedicada durante a implementação do projeto em si e por independência pós-entrega.

Segundo Simone, o produto foi pensado para atender a realidade dessas empresas, pois quando o assunto é gestão de pessoas, ainda que em menor escala, elas vivenciam os mesmos desafios enfrentados por empresas globais, afinal pessoas são pessoas em qualquer lugar. A diferença é que empresas globais têm estrutura e recursos para lidar com esses desafios e as pequenas e médias empresas carecem de soluções mais estratégicas e ajustadas, como a consultoria mensal da Plug RH.

Diferente do que faria um profissional único contratado para implementar todas essas melhorias, a consultoria vem com toda uma abordagem específica, co-criada em parceria com a empresa e diante de seus anseios e queixas. Além disso, oferece um time de consultores sênior, que amparam os gestores ao longo do desenvolvimento do trabalho e entregam todo um conhecimento que, mesmo após o fim do projeto, ficará em posse da organização.

Trata-se de um trabalho de inteligência de backoffice, como acontece em grandes empresas globais e, também, em grandes entidades esportivas em todo o mundo. Afinal, nenhum grande projeto ou campeonato é ganho por acaso. Antes de grandes conquistas é necessária toda uma estrutura e um intenso trabalho de preparação.



Nossa equipe

A Plug RH nasce da experiência de um time multidisciplinar e com mais de 20 anos de
atuação na área de gestão de pessoas.

Simone Martins
Raphaela Capassi
Gislaine Furlan
Simone Martins
Raphaela Capassi
Gislaine Furlan
Simone Martins
Raphaela Capassi
Gislaine Furlan